ÁREA NATURAL
Ecologia e Conservação da Biodiversidade
A Daher Sanfelisse Engenharia e Meio Ambiente atua em toda a sequência de planejamento e gestão para áreas naturais a serem protegidas:
Elaboração de diagnósticos socioambientais
É um documento importante para auxiliar no desenvolvimento sustentável municipal, pois nele são identificados as áreas prioritárias para conservação, bem como a delimitação das áreas de preservação permanente em área urbana consolidada.
O diagnóstico socioambiental é uma ferramenta essencial também no cumprimento de mecanismos legais de controle como o licenciamento ambiental ou na criação de novas áreas protegidas.
Programas de educação ambiental
A Daher Sanfelisse Engenharia e Meio Ambiente desenvolve projetos de educação ambiental são essenciais para a sensibilização da população acerca de questões ambientais, tais como procedimentos de Licenciamento, Gestão do Patrimônio Ambiental, Combate à Degradação de Ecossistemas, e Conservação da biodiversidade dentre outros.
Resgate de Fauna
O Resgate de Fauna consiste em atividades que promovam a condução ativa de animais que eventualmente possam sofrer impactos diretos com a instalação e/ou operação de empreendimentos, estando geralmente atrelados a supressão de mata nativa ou enchimento de reservatórios no caso de instalação de barragens.
Os animais a serem resgatados podem ser destinados à instituições previamente definidas conjuntamente com o órgão licenciador, afugentados para áreas preservadas do entorno imediato, ou ainda realocados em outras áreas.
Resgate de Germoplasma
O que é Germoplasma?
Germoplasma é o material que constitui a base física da herança genética, sendo transmitida de uma geração para outra. É definido ainda como a soma total dos materiais hereditários de uma espécie.
Seu objetivo é a preservação de espécies vegetais típicas da região do empreendimento, principalmente das espécies da flora que estejam ameaçadas e/ou protegidas por lei, formando, ainda, um banco de germoplasma para consultas futuras. Além disso, parte do material coletado pode ser utilizada para formação de mudas em viveiros temporários para futuros plantios.
São transplantados os indivíduos resgatados para áreas adjacentes ao hábitat de origem, ou em outros locais de interesse ecológico, em condições semelhantes às que se encontravam anteriormente.
Criação de Unidade de Conservação (UC)
A reivindicação ou a demanda pela transformação de uma determinada área em Unidade de Conservação (UC) pode vir de pessoas físicas, proprietários rurais, associações de moradores, cooperativas extrativistas, ONGs e empresas. No caso das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), uma categoria de UC privada, a criação é feita por iniciativa do proprietário.
Elaboração e implementação de plano de manejo de Unidades de Conservação